Acidentes por animais peçonhentos na cidade de barra do corda-ma, 2013 – 2015
International Journal of Development Research
Acidentes por animais peçonhentos na cidade de barra do corda-ma, 2013 – 2015
Received 20th February, 2020; Received in revised form 11th March, 2020; Accepted 19th April, 2020; Published online 25th May, 2020
Copyright © 2020, Francisco das Chagas Araújo Sousa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Animais peçonhentos são responsáveis por causar acidentes frequentes e de gravidade variável o que os torna potencialmente perigosos. A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar clínica e epidemiologicamente os pacientes que sofreram acidentes por animais peçonhentos no município de Barra do Corda-MA, no período de 2013 a 2015. Tratou-se de uma pesquisa do tipo epidemiológica, quantitativa, analítica, documental,de análise de situação de saúde, retrospectiva, tendo como fonte principal de dados a plataforma eletrônica do Sistema Único de Saúde (DATASUS). No período investigado foram notificados 226 casos de acidentes por animais peçonhentos. As serpentes do gênero Bothrops foram as principais responsáveis, seguido pelos escorpiões e aranhas, em que a maioria dos indivíduos afetados foram homens na faixa etária mais produtiva entre 20 e 59 anos, ocorrendo geralmente durante o período chuvoso que se caracteriza pela ocorrência entre dezembro e maio, sendo a maioria dos acidentes considerados leves e com evolução para cura. É necessário a manutenção de medidas públicas quepossam promover e proteger a saudade da população, como treinamentos e capacitação dos profissionais, além de programas de educação emsaúde voltados para população, para que os serviços prestados sejam de melhor qualidade, com ênfase na realidade local.