Visão hologramática no cuidado às pessoas com lesão tecidual crônica: Uma revisão integrativa da literatura
International Journal of Development Research
Visão hologramática no cuidado às pessoas com lesão tecidual crônica: Uma revisão integrativa da literatura
Received 17th January, 2020; Received in revised form 03rd February, 2020; Accepted 17th March, 2020; Published online 30th April, 2020
Copyright © 2020, Jonas Elias Castro da Rocha et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: analisar as publicações científicas que apresentem o cuidado de enfermagem das pessoas com lesões teciduais crônicas na relação com o princípio da visão hologramática. Método: revisão integrativa da literatura, de artigos disponíveis de forma gratuita, nos idiomas português, inglês ou espanhol, nas bases de dados BVS, LILACS e MEDLINE. Os descritores utilizados foram: “lesões e ferimentos” e “cuidado de enfermagem”. Resultados: Dezessete artigos foram analisados. Da amostra, quinze artigos (88,23%) focaram seus estudos na dimensão biológica do cuidado às lesões crônicas e dois artigos (13,33%) abordaram a Qualidade de Vida (QV) das pessoas com lesão crônica. Discussão: a produção científica em Enfermagem, predominantemente, foca seus estudos na dimensão biomecanicista do cuidado, mas encontrou-se trabalhos que objetivaram o uso da visão hologramática no cuidado à pessoa com lesão crônica, ainda que sem a referida expressão, analisando a QV das mesmas. Conclusão: a Enfermagem acompanha as demais áreas de conhecimento na transição do paradigma dominante para o emergente. Espera-se que os profissionais e osacadêmicos de enfermagem possam aprofundar seus conhecimentos com base no princípio da visão hologramática e que os serviços de saúde entendam a importância de uma equipe interdisciplinar no cuidado às pessoas com lesão tecidual crônica.