A relação da qualidade de sono com a síndrome de burnout e suas consequências em profissionais de enfermagem
International Journal of Development Research
A relação da qualidade de sono com a síndrome de burnout e suas consequências em profissionais de enfermagem
Received 17th November, 2022; Received in revised form 21st November, 2022; Accepted 08th December, 2022; Published online 24th January, 2023
Copyright©2023, Péricles Cristiano Batista Flores and Janici Therezinha Santos. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo do estudo foi analisar a relação da qualidade de sono com o desenvolvimento da síndrome de burnout (SB) em profissionais de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática da literatura. Foram selecionados 56 artigos que atendiam diretamente os critérios de inclusão, mediante consulta a várias bases de dados científicas. O aparecimento da SB está relacionado a vários fatores, entre eles o estresse relacionado ao local e ao turno de trabalho. Os sentimentos classificados como melancólicos e de enfraquecimento mental e emocional, foram relacionados à ausência de suporte institucional. Observou-se que os profissionais reconhecem os impactos causados em suas vidas em decorrência de seu turno de trabalho, sendo relatado por estes, alterações na saúde e em suas relações sociais e familiares. No tocante ao cansaço e a dor, foram identificados como sintomas muito importantes vinculados ao aparecimento da SB. Destacou-se a importância da adoção de medidas que previnam e promovam a saúde do enfermeiro evitando o estresse e a SB. Concluiu-se que deve haver uma compreensão de que o bem-estar físico e emocional no ambiente de trabalho não depende somente de um fator, ou seja, diz respeito a uma relação simultânea entre o profissional e a instituição, constituindo-se um desafio entre as partes envolvidas.