Covid-19 e residência multiprofissional: um novo panorama de atuação
International Journal of Development Research
Covid-19 e residência multiprofissional: um novo panorama de atuação
Received 20th July, 2020; Received in revised form 19th August, 2020; Accepted 16th September, 2020;Published online 30th October, 2020
Copyright © 2020, Eli Fernanda Brandão Lopes et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A doença causada pela SARS-CoV-2 devido ao alto índice de contaminação e propagação vem causando, em escala mundial, grande preocupação gerando impactos nas estruturas sociais e econômicas dos países. Objetivo: Relatar as mudanças ocorridas no Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS-CCI) considerando o atual cenário de pandemia, sob a perspectiva do assistente, apresentando breve histórico da doença, nomenclatura e principais medidas adotadas para sua contenção. Método: Trata-se de um estudo descritivo, reflexivo, baseado nas experiências profissionais e de ensino no PREMUS-CCI. Resultados e Discussão: O contexto atual de pandemia exige adaptações dos serviços prestados na área de saúde e modificações nos processos de trabalhos, causando modificações nos programas de residência. Devendo ser considerado que no cenário brasileiro, a pandemia apresenta-se em um momento de grande fragilidade social devido aos cortes nas políticas sociais, provocados principalmente pela Emenda Constitucional nº 95, que congelas os gastos com a política de saúde por vinte anos. Conclusão: A temática que envolve a pandemia é um assunto extremamente novo que ainda carece de muitos estudos na área, incluindo estudos que avaliem os impactos da pandemia na formação dos residentes, tendo em vista as mudanças nas rotinas, a disponibilidade de campos de práticas, a reestruturação dos serviços de saúde.