Analise do material didatico do programa ler e escrever: uma proposta formativa de professores
International Journal of Development Research
Analise do material didatico do programa ler e escrever: uma proposta formativa de professores
Received 11th March, 2023 Received in revised form 09th April, 2023 Accepted 24th April, 2023 Published online 30th May, 2023
Copyright©2023, Maria Arivalda de Oliveira and Patrícia Ap. Bioto. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Analisa-se nesse artigo o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para os professores, Caderno de planejamento e avaliação (para os professores), Caderno de Atividades para os alunos, Livro de textos do aluno e Conversa om os pais, materiais didáticos do Programa Ler e Escrever da rede estadual de São Paulo. Os materiais são da edição de 2010 e destinados aos professores e alunos da primeira série. O objetivo da investigação é apresentar os materiais como formativos de saberes e práticas docentes, como instituidores de uma concepção de alfabetização e configurando o processo de aprendizagem de leitura e escrita dos alunos da rede pública estadual, dentro de uma política de governo. Foi feito levantamento e analise bibliográfica e documental para compor o corpus argumentativo do texto em tela. Pode-se concluir que os Guias, Cadernos, Livros texto e a publicação, Conversa com os pais fizeram propostas articuladas para a instauração de uma concepção de alfabetização, de metodologias e de um perfil docente que contribuíram com a alfabetização de milhares de crianças nas escolas públicas paulistas, em que pesem, ainda, as afirmações de que fazem parte de uma política de conformação docente.