Umami: Desmistificando oquinto sabor
International Journal of Development Research
Umami: Desmistificando oquinto sabor
Received 17th July, 2022; Received in revised form 29th July, 2022; Accepted 17th August, 2022; Published online 20th September, 2022
Copyright © 2022, Guilherme Henrique de Sousa Félix et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Os humanos possuem a capacidade de perceber os cinco sabores básicos nos alimentos, cuja percepção produziu sentimento de proteção e seleção natural dos nutrientes para sobrevivência e rejeição dos alimentos perigosos, capacidade humana de discernimento que possibilitou o consumo de alimentos nutritivos e seguros. A pesquisa desenvolvida aponta que a maioria dos brasileiros conhece apenas quatro gostos básicos: o salgado, o doce, o azedo e o amargo, desconhecendo o quinto gosto, reconhecido pela ciência e nomeado como umami. O umami já é largamente utilizado na culinária porque está presente na composição de variados alimentos de origem animal e vegetal. O desconhecimento a respeito do umami não está atrelada somente à esfera científica e perpassa ao cotidiano dos brasileiros, visto que o uso de produtos que tenham a adição desse sabor possibilita a redução do sal, sem grande perda sensorial. A pesquisa foi realizada com estudantes de gastronomia de diferentes estados no Brasil apontando uma lacuna de conhecimento a respeito do tema, que pode ser uma importante ferramenta educacional na redução de problemas de saúde pública, como a hipertensão e doenças degenerativas de origem alimentar. Além da sua utilização nos casos de hipogeusia e ageusia registrados durante a pandemia da Covid-19.