Sentimentos vivenciados por mulheres mastectomizadas
International Journal of Development Research
Sentimentos vivenciados por mulheres mastectomizadas
Received 27th August, 2019; Received in revised form 03rd September, 2019; Accepted 10th October, 2019; Published online 20th November, 2019
Copyright © 2019, Camila Araújo de Sousa Viana et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: o câncer de mama é um relevante problema de saúde pública, pois é a neoplasia maligna mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. Quanto ao tratamento cirúrgico, a mastectomia é a que acomete os aspectos psicológicos de mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Objetivo: compreender os sentimentos vivenciados por mulheres mastectomizadas. Materiaise Métodos: Estudo qualitativo, realizado em uma entidade de referência na área de oncologia. Os dados foram analisadospor meio da técnica de Análise de Conteúdo Temática. Resultados: a partir da análise dos dados emergiram as seguintes categorias: Desvelando o enfrentamento do diagnóstico e da mastectomia: entre o medo, a vaidade e fé; e Repercussões após a retirada da mama: adaptação a uma nova realidade de vida. Considerações finais: a pesquisa concluiu que as mudanças na vida de uma mulher submetida à cirurgia de mastectomia geram sentimentos negativos, causando modificações na autoestima, no convívio social e na vida conjugal.