Recursos terapêuticos para habilitação neuropsicológica em crianças com sequelas pós-trauma: uma revisão
International Journal of Development Research
Recursos terapêuticos para habilitação neuropsicológica em crianças com sequelas pós-trauma: uma revisão
Received 16th February, 2022; Received in revised form 10th March, 2022; Accepted 27th April, 2022; Published online 27th May, 2022
Copyright © 2022, Sara da Costa Silva Souza. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: Garantir a melhor assistência ao paciente necessita de implicação total de especialistas para analisar e padronizar as técnicas eficazes evitando agravos em sequelas pós-trauma. Porém, é necessário salientar, que para as técnicas terapêuticas gerarem bons resultados, a família precisa estar inteirada em todo o processo de reabilitação. Objetivo:Realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de compreender os recursos terapêuticos para habilitação neuropsicológica em crianças com sequelas pós-trauma.Materiais e Métodos:Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES, Google Scholar, em abril de 2022. A busca permitiu a identificação de cinco artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados:A partir da análise dos dados foi possível verificar que 50% dos artigos incluídos, evidenciaram a necessidade de potencializar a comunicação entre equipe, família e paciente. E, 50% dos artigos apresentaram bons resultados com a abordagem da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre o motor primário, e a estimulação elétrica transcraniana ETCC, demonstrando bons resultados no equilíbrio e desempenho funcional. Conclusão:Portanto, se faz necessário embasar as técnicas terapêuticas com o suporte da atenção concentrada na família ACF, como abordagem padrão imprescindível para que a equipe de multiprofissionais consiga aplicar abordagens favoráveis, junto do amparo familiar.