A psicologia na desconstrução do racismo e promoção da igualdade.
International Journal of Development Research
A psicologia na desconstrução do racismo e promoção da igualdade.
Received 14th May 2020; Received in revised form 11th June 2020; Accepted 29th July 2020; Published online 30th August 2020
Copyright © 2020, Araújo et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Preconceito racial pode ser definido como um conjunto de pensamentos e sentimentos que sejam pejorativos em relação ao povo negro, fruto da internalização de representações sociais deturpadas em relação a avaliação, crenças e afetos pré determinados de maneira negativa. Objetivo: Apresentar uma revisão bibliográfica de literatura do tipo explicativa para assim apresentar uma narrativa acerca de estudos sobre o racismo no Brasil e o papel do psicólogo enquanto atuante na promoção da igualdade racial e luta para o fim do racismo. Um dos principais achados desse estudo traz que, o profissional da Psicologia, busca ressaltar sua importância e afirmar sua atuação na desconstrução do racismo e promoção da igualdade racial, buscando compreender o conceito de racismo no Brasil, como este se constitui, as Leis vigentes de promoção da igualdade racial e suas políticas públicas e como o psicólogo atua diante de tais políticas. Conclui-sepor meio deste estudo, que se pode perceber o quão importante se faz o debate desta temática, ampliando os olhares e saberes da Psicologia e possibilitando ressaltar a necessidade do psicólogo para a desconstrução do racismo estrutural e para a promoção da igualdade racial.