Política nacional de atenção integral a saúde do homem: dificuldades de sua implementação
International Journal of Development Research
Política nacional de atenção integral a saúde do homem: dificuldades de sua implementação
Received 09th April, 2023; Received in revised form 20th April, 2023; Accepted 21st May, 2023; Published online 30th June, 2023
Copyright©2023, Daianne Estrela Gonçalves et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Indivíduos do sexo masculino sofrem mais de condições rigorosas e crônicas de saúde em relação às mulheres e também acabam falecendo mais cedo do que elas. Desse modo, com o intuito de melhorar a inserção do homem nos serviços de saúde foi criada a política nacional de atenção integral à saúde do homem. Objetivou-se evidenciar por meio da literatura a aplicabilidade da política nacional de atenção integral à saúde do homem. Trata-se de um trabalho de revisão integrativa de literatura do tipo descritiva. Foi realizada busca em 2 plataformas eletrônicas: pubmed e bvs - lilacs. Totalizando, assim, 55 trabalhos. Após leitura dos resumos e integral dos artigos, 09 trabalhos foram selecionados, visto que abordavam a temática proposta por este trabalho. Acredita-se que a capacitação e o aumento na quantidade de profissionais possam determinar essa mudança, ao conseguir a melhoria do acolhimento a esse público, por meio de atendimento humanizado. Percebeu-se que os indivíduos são resistentes no cuidado da sua saúde devido a vergonha, sentimentos de medo e causas comportamentais. Constatando que os fatores ligados ao gênero desempenham forte influência. É de grande necessidade conhecer a política e os programas direcionados ao público masculino e realizar a capacitação ativa para os profissionais de saúde, para que esses possam conhecer e entender esse perfil, visto que o conhecimento possibilitará ações de saúde mais particulares e eficazes, fazendo assim com que haja a adaptação desses cuidado.