Percepção de profissionais da saúde mental sobre família dos consumidores de drogas
International Journal of Development Research
Percepção de profissionais da saúde mental sobre família dos consumidores de drogas
Received 17th November, 2022; Received in revised form 28th November, 2022; Accepted 11th December, 2022; Published online 24th January, 2023
Copyright©2023, Antonio S. Araujo et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: compreender o modo como os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas percebem a família dos usuários. Método: abordagem fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty, realizada em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, em um município do interior da Bahia, Brasil, com 06 (seis) membros da equipe de saúde mental. A produção das descrições vivenciais ocorreu por meio de encontros de Grupo Focal realizados no segundo semestre de 2019, e o material resultante foi compreendido à luz da Analítica da Amabilidade. Resultados: foi revelado que há coexistência de sentimentos entre profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e familiares dos usuários, relacionada ao convívio com parentes consumidores de drogas, o que ajuda a equipe de saúde mental a compreender melhor as demandas das famílias e a buscar estratégias mais efetivas para obter a parceria delas no cuidado aos usuários; que a participação das famílias nas atividades do serviço lhes permite a vivência do corpo próprio e a experiência de tornar-se outro eu mesmo.Conclusões: a intersubjetividade de profissionais de saúde mental e familiares de usuários do serviço desvelam coexistência e possibilidade de transcendência no contexto do cuidado às pessoas que consomem drogas de forma habitual.