Ocorrência e repercussões clínicas de lesão por pressão em pacientes hospitalizados
International Journal of Development Research
Ocorrência e repercussões clínicas de lesão por pressão em pacientes hospitalizados
Received 14th March, 2023 Received in revised form 06th April, 2023 Accepted 21st April, 2023 Published online 30th May, 2023
Copyright©2023, Joana D’arc Santos et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo da pesquisa é analisar na literatura a ocorrência e repercussões clínicas de lesões por pressão em pacientes hospitalizados. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa da literatura. O levantamento dos dados ocorreu na LILACS, BDENF, SCIELO e MEDLINE. A amostra final foi composta por 32 artigos. Em análise da prevalência de LPP em nível de mundo, o Brasil apresentou resultados significativos com total de 69%. Ficou evidenciado a utilização de práticas, como: falta de cuidado, não observância na mudança de decúbito e diminuição na qualidade assistencial, que desestruturavam o protocolo na prevenção ou diminuição do tempo de lesões por pressão, visto que traz gastos desnecessários ao ambiente de saúde, se não for evitável, e maiores riscos ao cuidado ao paciente, já que estado nutricional, estado neurológico, déficit hemodinâmico são fatores que culminam em aumentar as chances de adquirir LPP. Deve-se salientar que em analise evidenciou- se que os pacientes hospitalizados haviam alguma comorbidade já instalada sendo que a mais listada foi a insuficiência respiratória aguda. O estudo apresentou resultados positivos, já que ficou evidenciado que apenas uma das patrícias existentes de prevenção de LPP não é suficiente.