Caracterização do cuidador familiar no contexto domiciliar
International Journal of Development Research
Caracterização do cuidador familiar no contexto domiciliar
Received 02nd May 2020; Received in revised form 14th June 2020; Accepted 19th July 2020; Published online 30th August 2020
Copyright © 2020, Maria de Lourdes Vieira Lins et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivou-se caracterizar o cuidador familiar no contexto domiciliar em unidades de saúde da família de um município do nordeste brasileiro. Trata-se de estudo descritivo exploratório, com abordagem quantitativa, realizado em unidades de saúde da família em município brasileiro com 10 cuidadores familiares que prestam cuidados integrais ou compartilhados a pacientes crônicos. Os dados foram coletados por meio de um formulário, no período de agosto a outubro de 2019. A pesquisa foi aprovada sob CAAE n. 17703919.3.0000.5179. Os resultados demonstram que a faixa etária predominante está entre 41–60 anos, 60% tem apenas o ensino fundamental e vivem com até dois salários mínimos, 50% são solteiros, 90% moram em imóvel próprio, 100% relatam que as atividades que demandam maior esforço físico estão relacionadas a locomoção, manuseio e higiene do familiar, 70% não recebem ajuda de terceiros, 80% dos entrevistados não tiveram escolha quanto a ser cuidador, 40% não receberam orientação quanto a doença ou tratamento. A frequência da atividade do cuidar pode influenciar na saúde e qualidade de vida do cuidador o que requer a valorização de políticas públicas específicas para essa população, sob o risco de sofrer maiores impactos negativos de caráter tanto físicos quanto psicológicos e sociais.