Opinião de enfermeiros sobre o acolhimento e classificação de risco/protocolo de manchester como ferramenta de trabalho
International Journal of Development Research
Opinião de enfermeiros sobre o acolhimento e classificação de risco/protocolo de manchester como ferramenta de trabalho
Received 17th January, 2020; Received in revised form 03rd February, 2020; Accepted 14th March, 2020; Published online 30th April, 2020
Copyright © 2020, Walnizia Kessia Batista Olegário et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco (ACCR ) foi lançado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de melhorar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, aprimorar o trabalho em equipe, a humanização presente nas relações envolvendo os profissionais de saúde e público alvo, priorizando a urgência e emergência. O objetivo foi descrever a opinião dos Enfermeiros sobre o ACCR como ferramenta de trabalho. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa realizado na Emergência de Trauma do Hospital da Restauração, em Recife-PE. A amostra foi composta pelos enfermeiros classificadores da Emergência de Trauma. A coleta foi realizada de outubro à dezembro de 2016. Os resultados mostraram que os Enfermeiros enxergam o ACCR como melhoria na assistência, além de organizar o cuidado, apesar de encontrar limitações como a falta de segurança, falta do profissional médico, dentre outras. Sugeriram ainda a presença do médico e equipe multidisciplinar, garantia de atendimento conforme classificação realizada pelo enfermeiro, cursos para melhorar a conscientização dos classificadores etc. Concluímos que o estudo permitiu o conhecimento da percepção dos enfermeiros do setor, sobre benefícios, limitações e sugestões, trazendo a possibilidade de traçar ações de melhoria para os usuários, profissionais e serviço.