Concepção dos profissionais atuantes no sistema único de saúde sobre o funcionamento da rede de atenção à saúde
International Journal of Development Research
Concepção dos profissionais atuantes no sistema único de saúde sobre o funcionamento da rede de atenção à saúde
Received 22nd January, 2020; Received in revised form 03rd February, 2020; Accepted 11th March, 2020; Published online 29th April, 2020
Copyright © 2020, Állif Ramon Lima Felix da Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo deste trabalho consistiu em analisar a concepção de profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde sobre o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, de corte transversal, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram os profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde em um município do interior do Ceará, Brasil. Para coleta de dados, foi realizada entrevista semi-estruturada utilizando roteiro previamente elaborado. Para a análise e organização de dados adotou-se a categorização temática de Minayo. Os discursos emergidos estão distribuídos em quadros sobre: Estrutura e funcionamento da Rede de Atenção à Saúde e principais desafios relacionados a promoção do funcionamento adequado da rede. Conclui-se que, mesmo com os avanços da saúde ao longo dos anos e com a implantação das Redes de Atenção à Saúde, ainda existem dificuldades para promoção de assistência à saúde integral e resolutiva, de modo não fragmentado.