Práticas de educação em saúde sob o enfoque da bioética principialista
International Journal of Development Research
Práticas de educação em saúde sob o enfoque da bioética principialista
Received 06th October, 2019; Received in revised form 11th November, 2019; Accepted 03rd December, 2019; Published online 29th January, 2020
Copyright © 2020, Tatiana Almeida Couto . This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O estudo possui como objetivos: descrever as práticas de educação em saúde que os profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família adotam sob o enfoque da Bioética Principialista e verificar a frequência em que os profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família apresentam práticas de educação em saúde sob o enfoque da Bioética Principialista. Estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado em 17 unidades da Estratégia Saúde da Família da zona urbana do município de Jequié-Bahia, com o total de 54 participantes: 15 cirurgiões-dentistas, 26 enfermeiros e 13 médicos. Para a coleta de dados realizada no período de fevereiro a maio de 2014 foi utilizado questionário validado sobre educação em saúde. Os dados foram tabulados e organizados no Microsoft Excel, versão 2010, transferidos e processados para a análise no Statistical Package for the Social Sciences, versão 21.0 para Windows®. Posteriormente foi realizada uma análise descritiva por meio de média, valores mínimos e máximos para a caracterização dos participantes e, utilizado o teste qui-quadrado para associação linear na distribuição das frequências referentes às respostas dos profissionais das equipes de Saúde da Família acerca da prática da educação em saúde. Não houve associações estatisticamente significativas (p≤ 0,05) entre as práticas de educação em saúde e as categorias profissionais, sendo realizada a apresentação em frequência relativa e absoluta das questões e das categorias profissionais.