Ensinando psicopatologia: Reflexões de uma experiência prática
International Journal of Development Research
Ensinando psicopatologia: Reflexões de uma experiência prática
Received 11th July, 2024; Received in revised form 28th August, 2024; Accepted 19th September, 2024; Published online 30th October, 2024
Copyright©2024, José Raimundo Evangelista da Costa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O estudo teve como objetivo relatar a experiência de professores orientadores da prática de psicopatologia psicanalítica. Os professores orientadores desempenham um papel crucial ao orientar os estagiários para além da superficialidade do diagnóstico, adotando uma abordagem que priorize a singularidade de cada paciente. O relato de experiência proporcionou uma compreensão profunda sobre a complexidade e os desafios sobre a saúde mental e os desafios enfrentados no contexto do ensino da psicopatologia psicanalítica. Apesar da angústia inicial, observa-se que os estagiários valorizam e aprendem com as aulas práticas. Pois, têm a chance de relacionar teoria e prática, aplicando oficinas terapêuticas, observando e entrevistando pacientes, realizando exames psíquicos e levantando hipóteses diagnósticas. Podemos afirmar que a experiência prática do ensino da psicopatologia, enriquece o aprendizado dos estagiários e humaniza a teoria da psicopatologia, mostrando que cada diagnóstico representa uma pessoa com uma história única e complexa. Através dessa prática, estagiários e professores orientadores aprendem a importância da empatia, da confidencialidade e do respeito no tratamento dos pacientes.