Estimativa do consumo de energia em um hospital no nordeste do brasil
International Journal of Development Research
Estimativa do consumo de energia em um hospital no nordeste do brasil
Received 19th August, 2022 Received in revised form 11th August, 2022 Accepted 29th September, 2022 Published online 30th September, 2022
Copyright © 2022, Franciele Almeida dos Santos and Antonio Gabriel Souza Almeida. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Embora a comunidade científica afirme que a energia sustentável possa ser alcançada através de sistemas de energia renovável, um caminho mais prático e mais rápido para alcançar as metas ambientais se baseia na promoção da eficiência energética. O setor terciário desempenha um papel importante neste tema devido ao relevante consumo de energia. O objetivo deste artigo é estimar o perfil de consumo de energia de um hospital de pequeno porte localizado no Nordeste do Brasil. Por meio de uma revisão das técnicas aplicadas na literatura para estimativa dos dados, o consumo de água quente foi obtido através de alguns métodos relatados e normalizados de acordo com o tamanho e a localização do hospital. A demanda de climatização foi obtida pelo software de simulação TRNSYS building com base nos dados climáticos locais e na planta da instalação. Os resultados estimados mostraram que apenas o ar condicionado é responsável por grande parte do consumo de eletricidade, o que corresponde a 45% do total da energia elétrica usada pelo hospital. Água quente consome 10% e iluminação e equipamentos consomem, juntos, 45% da eletricidade. Os resultados obtidos servirão como base para a implantação de um sistema de poligeração no hospital aqui relatado em uma perspectiva futura.