Prejuízos na saúde mental e qualidade de vida dos estudantes de medicina associados ao sono não reparador
International Journal of Development Research
Prejuízos na saúde mental e qualidade de vida dos estudantes de medicina associados ao sono não reparador
Received 02nd August, 2022; Received in revised form 19th August, 2022; Accepted 11th September, 2022; Published online 30th September, 2022
Copyright © 2022, Ana Clara Fonseca Oliveira et al This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O curso de medicina constitui-se uma graduação que demanda muita dedicação dos estudantes pois abrange elevada quantidade de atividades curriculares teóricas e práticas, sendo desenvolvido em período integral. Nesse contexto, pelas dificuldades inerentes ao curso, são estabelecidos prejuízos na qualidade de sono e lazer, afetando assim a saúde mental desses indivíduos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a saúde mental e a qualidade de vida dos acadêmicos de medicina. Essa pesquisa trata-se de uma revisão da literatura narrativa, qualitativa, cujos artigos científicos foram buscados nas bases de dados: Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram: saúde mental, qualidade de vida, distúrbios psiquiátricos. A maioria dos estudos relataram que devido a rotina exaustiva com elevada carga de estudos, esse público tem significativa vulnerabilidade ao desenvolvimento de transtornos psiquiátricos com repercussão na saúde física e mental, assim como na qualidade de vida, interferindo no lazer, prática de atividade física, alimentação, descanso, relações interpessoais e no sono. Diante disso, é necessário entender que os estudantes dessa área da saúde precisam cuidar da saúde mental, já que possuem a função de melhorar a saúde dos pacientes e oferecer um atendimento eficaz, ainda durante a faculdade, além de continuarem com esse objetivo também após a formação acadêmica ao atuarem profissionalmente ao longo de suas carreiras médicas.