The impacts of the fourth industrial revolution: the precariousness of the lawyers
International Journal of Development Research
The impacts of the fourth industrial revolution: the precariousness of the lawyers
Received 07th July, 2022; Received in revised form 20th July, 2022; Accepted 24th August, 2022; Published online 23rd September, 2022
Copyright © 2022, Vanessa Rocha Ferreira and Amanda Souza Ferreira Conde. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O presente trabalho tem a finalidade de analisar como as novas tecnologias, advindas da quarta revolução industrial, alteraram a vida em sociedade e passaram a permear as relações trabalhistas e os meios de produção. Assim, com a implementação destas novas ferramentas no meio ambiente laboral, a fim de maximizar a produtividade, foi desencadeado um processo de desemprego em massa e a precarização de direitos laborais. Em seguida, o estudo visa pontuar como as novas tecnologias podem afetar o Direito de forma positiva, a citar a implementação de programas e softwares jurídicos que facilitam a execução das atividades laborais. Posteriormente serão debatidos os desdobramentos negativos das tecnologias no ordenamento jurídico, mas principalmente os reflexos na atividade laboral dos advogados, uma vez que, com o advento de novas plataformas jurídicas houve a redução do número de postos de trabalho em escritórios, e dentre outras circunstâncias que os submetem a condições que não condizem com as garantias trabalhistas previstas na legislação.