O uso de plantas medicinais pelos usuários na atenção primária à saúde: Conhecer para melhor utilizar
International Journal of Development Research
O uso de plantas medicinais pelos usuários na atenção primária à saúde: Conhecer para melhor utilizar
Received 27th June, 2022; Received in revised form 10th July, 2022; Accepted 19th July, 2022; Published online 27th August, 2022
Copyright © 2022, Francisco Socorro Rocha et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A utilização de plantas medicinais e da fitoterapia nos territórios da vem contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar da população. o objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento sobre o uso de plantas medicinais pelos usuários atendidos em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde do município de Fortaleza, Ceará. Estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, realizado no período de agosto a setembro de 2021. Para a coleta de dados, utilizou-se um formulário com perguntas abertas e fechadas com 130 usuários. Fez-se a análise dos dados de forma descritiva, utilizando-se as freqüências absolutas e percentuais. Dos 130 participantes, a maioria n=114 (87,6%) era do sexo feminino, na faixa etária variando entre os 50 e 65 anos de idade, com média de 57 anos. Houve citação de 67 plantas medicinais prevalecendo o boldo, o capim santo e a erva-doce e a camomila. O estudo concluiu que os usuários conhecem o uso das plantas medicinais, principalmente na faixa etária dos mais idosos, utilizam freqüentemente onde prevalece a cultura familiar, o uso dos chás, sucos, lambedores e fazem sua aquisição em supermercados porém demonstram pouco conhecimento em relação ao tipo e utilização adequada das plantas e fitoterápicos.