Ausência de separação na relação do ser humano com a natureza através das artes marciais: uma análise da animação katanagatari
International Journal of Development Research
Ausência de separação na relação do ser humano com a natureza através das artes marciais: uma análise da animação katanagatari
Received 03rd January, 2022; Received in revised form 14th February, 2022; Accepted 22nd March, 2022; Published online 27th April, 2022
Copyright © 2021, Rafael Augusto Montassier. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O presente artigo apresenta uma análise da animação Katanagatari através da utilização de conceitos de semiótica, antropologia e história,. Essa obra narra as aventuras de Yasuri Shichika, um espadachim praticante de um estilo de esgrima em que o próprio lutador se converte em uma espada e a pessoa por ele protegida se torna o espadachim. Com base em conceitos advindos de religiões asiáticas como budismo, xintoísmo e taoísmo, a presente pesquisa propõe que a imagem do corpo do protagonista Shichika, pode ser interpretada como uma ponte que permite ao espectador perceber a “ausência de separação” entre o ser humano e a natureza. Para isso foram utilizados os teóricos, Christine Greiner, Hitoshi Oshima e Stephen Turnbull e, através desses autores, é possível mostrar a prática das artes marciais como algo complexo para além da violência física, permitindo que o corpo seja visto como um mecanismo que explicita a ausência da separação do ser humano para com o seu ambiente.