Intoxicações por frutos em ruminantes no Brasil: Revisão sistemática
International Journal of Development Research
Intoxicações por frutos em ruminantes no Brasil: Revisão sistemática
Received 02nd July, 2022; Received in revised form 19th July, 2022; Accepted 09th August, 2022; Published online 20th September, 2022
Copyright © 2022, Mirele Adriana da Silva Ferreira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
No estudo das plantas tóxicas, existem poucos relatos a respeito das intoxicações associadas ao consumo de frutos.Todavia nas propriedades ruraiscasoscom perdas econômicas ocorrem, principalmente em ruminantes devido ao consumo de frutos de plantas tóxicas. Desta forma, objetivou-se realizar uma revisão sistemática descritiva acerca do tema. Foi realizada uma busca no Science of Direct, Scopus, Pubmed, Web of Science e Portal Regional da BVS. Em cada um destes foram utilizadas as mesmas palavras-chave mudando apenas a forma de busca. Dezessete artigos foram considerados aptos a compor o estudo no final da pesquisa. De acordo com a avaliação dos selecionados, verificou-se que os bovinos foram a espécie mais afetada entre os ruminantes; as descrições de surtos naturais ou experimentais separadamente foram os mais relatados; os casos majoritariamente aconteceram no Nordeste em épocas de estiagem e afetaram principalmente o sistema digestório dos animais. Em síntese, tais resultados demonstram a importância da intoxicação por frutos e a necessidade de estudos na área, tendo em vista que existem diversos relatos deste tipo de intoxicação e que algumas espécies de plantas necessitam de confirmação experimental para serem classificadas como tóxicas.