Identificação da síndrome baby blues em puérperas identification of baby blues syndrome in puerperas
International Journal of Development Research
Identificação da síndrome baby blues em puérperas identification of baby blues syndrome in puerperas
Received 19th May 2020; Received in revised form 21st June 2020; Accepted 13th July 2020; Published online 26th August 2020
Copyright © 2020, Andreza Moita Morais et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: A Síndrome Baby blues é definido como uma alteração psicológica frequentemente na puérpera. Objetivo: Identificar a síndrome baby blues em puérperas na atenção básica à saúde. Metodologia: Foi realizada mediante aprovação do Comitê de Ética da Faculdade Integral Diferencial pelo o número do parecer: 2.280.324. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratoria, com abordagem qualitativa, no qual o estudo foi realizado com as gestantes/puérperas atentidas na Unidade Básica de Saúde da zona leste de Teresina-PI, os dados foram coletados no período de setembro de 2017 a fevereiro de 2018, que foi realizado através de uma entrevista semiestruturada em três etapas, o pesquisador acompanhou a gestante do terceiro trimestre de gestação até 30 dias pós parto. Resultados: A Descoberta da gravidez proporciona diversos tipos de emoções, alegria, tristeza, ansiedade, medo, na maioria das vezes surpresa, e um sentimento peculiar de cada mulher que vivência este momento. Além dos fatores psicológicos onde o medo, ansiedade e da total dependência do RN à mãe faz ela se sentir insegura. Conclusão: Isso faz reconhecer a necessidade dos profissionais de saúde em conhecer sobre a síndrome baby blues, a importância da identificação e do apoio a esta puérpera.