Discussões e perspectivas para a formação jurídica na modalidade ead No Brasil
International Journal of Development Research
Discussões e perspectivas para a formação jurídica na modalidade ead No Brasil
Received 11th March, 2022; Received in revised form 18th April, 2022; Accepted 07th May, 2022; Published online 28th June, 2022
Copyright © 2022, Gilson de Sousa Oliveira and Ricardo Resende Bersan. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo central do presente trabalho édiscorrer a respeito dos processos e da viabilidade pedagógica para a implementação do curso de Direito na modalidade de Educação a Distância no Brasil. A despeito do processo de expansão da Educação a Distância no país e da sua constatada importância para o cenário educacional ao longo da última década, alguns cursos de graduação ainda não possuem vagas destinadas integralmente a essa modalidade, como é o caso do Direito, que atualmente oferece o ensino a distância apenas a nível de pós-graduação lato sensu.De forma mais específica, busca-se apresentar os marcos regulatórios da Educação a Distância no Brasil, abordar sobre o tradicionalismo no Ensino Jurídico e apresentar os principais argumentos e contrapontos sobre a oferta do curso de Direito na modalidade a distância. A metodologia utilizada é a de revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, visando dar maior proximidade com o tema de estudo e buscando compreender os mais diversos aspectos situados na questão. Conclui-se que, se, por um lado, a Educação a Distância não representa a solução para todos os problemas dos sistemas de Educação do Brasil, tampouco deve ser vista de tal maneira, por outro, rejeitá-la por suposta ineficiência no ensino parece simplificar demais a questão.