Diagnóstico de leucemia mieloide aguda em crianças
International Journal of Development Research
Diagnóstico de leucemia mieloide aguda em crianças
Received 28th September, 2022; Received in revised form 13th October, 2022; Accepted 06th November, 2022; Published online 25th December, 2022
Copyright©2022, Vitoria Mota Carvalho et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Ocâncer é a segunda causa de morte por doença no Brasil, o país tem se voltado cada vez mais para a detecção precoce do câncer. A leucemia é um grupo de doença maligna que afetam a medula óssea e o tecido linfático. A Leucemia mieloide aguda é um distúrbio causado pela proliferação anormal de células progenitoras da mieloide levando a produção insuficiente de células sanguíneas. A diminuição dos glóbulos vermelhos pode levar à anemia e fadiga do paciente, neutropenia, trombocitopenia, hemorragia, infecções recorrentes e morte da medula óssea. A classificação da LMA é o ponto de partida para o tratamento adequado e o seu prognostico. O diagnostico engloba estudo morfológico, citoquimico, imunoferotipagem, citogenética convencional e molecular, e de genética molecular. Os fatores de prognostico mais importante para a sobrevivência de criança com LMA são a resposta inicial ao tratamento, devido ao diagnóstico precoce.