Desenvolvimento da avaliação de tecnologias em saúde no brasil e no estado do ceará: um resgate histórico
International Journal of Development Research
Desenvolvimento da avaliação de tecnologias em saúde no brasil e no estado do ceará: um resgate histórico
Received 24th August, 2022 Received in revised form 20th September, 2022 Accepted 14th October, 2022 Published online 30th November, 2022
Copyright©2022, Maíra Barroso Pereira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A avaliação de tecnologias em saúde (ATS) tem sido entendida como uma prática que busca orientar a tomada de decisão a fim de promover um sistema de saúde equitativo, eficiente e de qualidade. O objetivo do estudo é realizar o resgate histórico do desenvolvimento da ATS no Brasil e no estado do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo e documental, em que as informações e dados foram oriundos da pesquisa em documentos e literatura científica. No Brasil e Ceará, o processo de ATS se desenvolveu num ritmo mais acelerado a partir do ano de 2000, culminando na institucionalização de práticas de ATS. Destacam-se nacionalmente a atuação daComissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) e da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS). No estado do Ceará, as principais ações foram executadas pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA) e pelos hospitais ligados à rede estadual. Observou-se que é extremamente restrita a literatura disponível, principalmente sobre o desenvolvimento da ATS no estado do Ceará. É fundamental que novas pesquisas sejam realizadas no âmbito nacional e dos estados, pois se entende como oportuno e importante compreender o papel das instituições nacionais e estaduais, principalmente por meio dos NATS.