Conduta Do Enfermeiro Diante De Paciente Em Urgência E Emergência Hemodialítica
International Journal of Development Research
Conduta Do Enfermeiro Diante De Paciente Em Urgência E Emergência Hemodialítica
Received 17th November, 2020 Received in revised form 09th December, 2020 Accepted 26th January, 2021 Published online 24th February, 2021
Copyright © 2021, Adriana Maria de Sousa, Mara Cléssia de Oliveira Castro, Mauro Sérgio Mendes Dantas et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A doença renal é considerada um grande problema de saúde pública, porque causa elevadas taxas de morbidade e mortalidade e, além disso, tem impacto negativo sobre a qualidade de vida relacionada à saúde. Sendo assim, o estudo tem como Objetivo Geral analisar a conduta do enfermeiro frente a um caso de urgência e emergência hemodialítica e como Objetivos Específicos relacionar as principais dificuldades de adesão ao tratamento, identificar os sinais e sintomas de urgência hemodialítica e especificar os cuidados do enfermeiro ao paciente em urgência hemodiálitica. Trata-se de um artigo de revisão, realizada através de publicações indexadas nos anos de 2011 a 2016 consultadas nas bases de dados na Plataforma da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): Lilacs e Scielo. Durante a elaboração da pesquisa fez-se um levantamento das publicações relevantes ao tema e foram selecionados 10 artigos, agrupados em três categorias. Concluiu-se que o enfermeiro tem grande importância no tratamento de pacientes que realizam hemodiálise e em especial na urgência e emergência, detectando, atuando e notificando precocemente possíveis complicações para uma rápida intervenção e evitar potenciais implicações advindas da hemodiálise.