Associação entre ansiedade e o nível de atividade física em adolescentes
International Journal of Development Research
Associação entre ansiedade e o nível de atividade física em adolescentes
Received 02nd July, 2022; Received in revised form 30th July, 2022; Accepted 27th August, 2022; Published online 23rd September, 2022
Copyright © 2022, Deyse Joyce de Oliveira Seles et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo do estudo foi identificar a associação entre ansiedade e nível de atividade física. Trata-se de uma pesquisa de campo, transversal e caráter descritivo quantitativo, realizado com uma amostra de 131 adolescentes, matriculados em uma escola pública de Teresina. Para tanto, utilizou-se o questionário de atividades físicas habituais traduzido e adaptado por Nahas (2000), e as orientações do Manual diagnóstico e estatístico de doenças mentais – (DSM V), para avaliar o nível de atividade física e prevalência de ansiedade, respectivamente. Para testar a associação entre as variáveis qualitativas foi realizada a análise bivariada por meio dos testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher. Para verificar diferença entre as proporções dos sintomas por sexo foi usado o teste Qui-quadrado de Aderência. Não houve associação significativa entre ansiedade e níveis de atividade física, porém a prevalência de ansiedade demonstrou ter relação estatística significativacom o sexo(p<0,001), as meninas apresentaram maior ocorrência de ansiedade (54,2%) e quantidade de sintomas, quando comparado ao masculine (23,7%). Foi observado que o sexo feminino se mostrou mais ansioso e com maior prevalência na maioria dos sintomas de ansiedade. Sugere-se maiores investigações sobre esta relação, visto sua grande relevância para a qualidade de vida dos adolescentes.