Ações de saúde mental na atenção primária: percepçãoda pessoa idosa
International Journal of Development Research
Ações de saúde mental na atenção primária: percepçãoda pessoa idosa
Received 27th March, 2020; Received in revised form 22nd April, 2020; Accepted 06th May, 2020; Published online 29th June, 2020
Copyright©2020, Adriany da Silva Pereira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits un restricted use,distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Diante das modificaçõessociais e culturaisvivenciadas no século XX, destaca-se o aumentonaexpectativa de vida dos indivíduos, refletindodiretamentenainversão da pirâmideetária, caracterizada, então,por um considerávelnúmero de idosos no mundo. Emrelação à pessoaidosa, observa-se um aumentonaquantidade de queixas, por pessoasacima de 60 anosatendidasem UnidadesBásicas de Saúde, referentes a algumproblema de saúde mental, o que passa a ser motivo de preocupação e importância à AtençãoPrimáriaemSaúde, umavez que transtornos de humor, comportamento e quadrosdemenciaisestejam entre osprincipaisagravos que culminamnadiminuição da autonomia, independência e funcionalidade dos idosos, assimcomoinfluenciamsobre a vidaemsociedade e qualidade de vida. Este estudoobjetivouanalisar a percepção da pessoaidosasobremedidas de cuidados para promoção à suasaúde mental, desenvolvidas pela equipemultiprofissional no âmbito da AtençãoPrimária. Conclui-se que a busca por um novo modelo de cuidados no campo da saúde mental necessitatambém ser desenvolvido no âmbito da AtençãoPrimária à Saúde, principalmenteemrelação à demanda da gerontologia, favorecendoassim, de forma positiva, a capacidadefuncionaldestapopulação, no que dizrespeito à autonomia e independência.